Barcelona e Real Madrid, 8 ou 80?

23/12/2012 23:16

Por: Tatiana Mantovani (@tatimantovani / https://efeitofuria.wordpress.com/ )

2012 está terminando e a distância entre os dois grandes da Espanha parece cada vez maior. Apesar da incrível campanha no campeonato espanhol da última temporada, quando bateu recorde de pontos, o Real Madrid parece estar em um final de ciclo.

Nesta primeira parte da temporada 2012/13, a situação do clube não “pinta bem”, como eles dizem por aqui. Treinador e jogadores estão em pé de guerra e o time não consegue deslanchar. Vence os jogos, mas não convence. Está em 3º na Liga (mais de 10 pontos atrás do Barcelona), passou como segundo colocado na Liga dos Campeões e perdeu jogos na Copa do Rei. Cristiano Ronaldo está insatisfeito, não deve ganhar o prêmio de melhor do mundo e faz tempo que não recebe um aumento. Para piorar as coisas, o clube não teve sorte e terá que enfrentar o Manchester United nas oitavas da Champions League. 2012, um ano 8 para os merengues.

Do outro lado do país, na província separatista espanhola, tudo são flores. O Barcelona é líder do campeonato espanhol, conta com uma grande diferença de pontos para o segundo e o terceiro colocado, e ainda não perdeu na competição. Messi bateu o recorde de gols marcados em um ano, deve ganhar sua quarta Bola de Ouro como melhor jogador do mundo FIFA, ainda conseguiu melhorar seu contrato e deve ficar no Barça até 2018.  Na Liga dos Campeões se classificaram em primeiro e enfrentarão o Milan nas oitavas, mas com a vantagem de decidir tudo no Camp Nou. A notícia triste do final do ano é a volta do câncer de Tito Vilanova (treinador), mas ele já foi operado e fará tratamento. Não fosse isso, um 2012 80 para os culés.

Enfim, 2012 praticamente se foi. Espero que em 2013 as coisas se equilibrem e possamos ver o maior duelo do futebol mundo entre clubes bem igualado.

¡Feliz Navidad a todos y que 2013 sea un año de muchas conquistas!

P.S: O futebol espanhol dá uma parada agora no final do ano e só volta no dia 05 de janeiro.