Confira as surpresas dessa UEFA Champions League!

07/02/2012 22:42

Por: Felipe Silva

Vamos conhecer um pouco mais das surpresas da atual UEFA Champions League. Dos 16 classificados, 3 times podem ser considerados azarões: Basel (Suíça), APOEL (Chipre) e Zenit São Petersburgo (Rússia).

Começo escrevendo sobre o Basel, que caiu em uma chave com Manchester United e Benfica, favoritos para as duas vagas. A equipe suíça foi comandada nos dois primeiros jogos pelo alemão Thorsten Fink, que conquistou 4 pontos vencendo o Otelul Galati em casa e levando o empate do Manchester United no final do jogo em Old Trafford. Em outubro, Fink aceitou proposta do Hamburgo e voltou à sua terra natal. Surgiu uma revelação no futebol europeu: Heiko Vogel (foto).

Vogel é o segundo treinador mais novo dentre os 32 times que disputaram a fase principal, sendo mais velho apenas que André Villas-Boas, do Chelsea. Com apenas 36 anos, já foi treinador das divisões de base do Bayern de Munique e auxiliar de Fink no próprio Basel. Assumiu o time em três partidas e depois foi efetivado no cargo. Perdeu apenas um jogo oficial, para o Benfica, por 2 a 0 em casa. O Basel é líder da Swiss Super League, 7 pontos a frente do 2º colocado Luzern e está nas 4º de final da Schweizer Pokal. Ótimo trabalho até aqui e classificação merecidíssima.

Zenit e APOEL caíram em um grupo mortal, tendo como adversários o Porto, campeão da UEFA Champions League em 2003/2004, e Shaktar Donetsk, último campeão da UEFA Cup, em 2008/2009 - depois a competição passou a se chamar "UEFA Europa League".

O Zenit, para quem não sabe, foi campeão da UEFA Cup em 2007/2008, batendo o Glasgow Rangers por 2 a 0, em Manchester. Naquele time, vários jogadores conhecidíssimos atualmente estiveram, como é o caso de Arshavin e Tymoschuk. Outros, como Malafeev, permaneceram. A equipe de São Petersburgo é atual líder da Russian Premier League, 6 pontos a frente do CSKA Moscou e está nas 4º de final da Russian Cup. Ambos estão parados desde 2011 por causa do inverno europeu e voltam em março.

Assim como os dois já citados, o APOEL se classificou pela primeira vez para o mata-mata da UEFA Champions League. A equipe passou por um caminho árduo, jogando três eliminatórias para chegar à fase principal. A equipe de Nicósia participou da edição 2009/2010, caindo em uma chave com Chelsea, Atlético de Madrid e Porto. A lógica prevaleceu e os cipriotas foram eliminados ainda na fase de grupos.

O APOEL é 3ºcolocado na Cypriot Championship e está nas 8º de final da Cypriot Cup. Perdeu a partida de ida por 1 a 0 para o AEL e joga a volta em 22/02. A equipe conta com vários brasileiros, como Gustavo Manduca e Aílton (foto), artilheiros do time e destaques na competição. O sorteio foi bondoso com os cipriotas, que enfrentarão o Lyon e têm condições de passar para as 4º de final.