Santos lota o Pacaembu, supera a força do Goiás e é bicampeão da Copinha!

25/01/2013 21:20

Pela segunda vez na história, o Santos honrou suas tradicionais categorias de base e conquistou a Copa São Paulo de Futebol Júnior. No lotado estádio do Pacaembu, no dia do aniversário da cidade de São Paulo, o time da Baixada venceu o Goiás por 3 a 1 e repetiu 1984, que até então era o ano de seu único título da Copinha. Com direito a susto no início do segundo tempo, a torcida fez a diferença para deixar Liniker nervoso em cobrança de pênalti e determinar a conquista suada do time do técnico Claudinei Oliveira - "um orgulho que nem todos podem ter" e 25 mil viram no estádio mais charmoso da aniversariante capital paulista.

Depois de muita pressão, o Peixe abriu o placar aos 34 minutos do primeiro tempo, em cobrança de pênalti sofrido por Neílton e concluído por Pedro Castro. O ‘novo Neymar’, autor de três gols contra o Palmeiras, ainda marcou o segundo, aos 37. No início do segundo tempo, o baque. Arthur, acionado no intervalo, diminuiu, mas Liniker perdeu pênalti aos seis e viu o Santos retomar o controle da partida, aumentando com Giva. 3x1

Sob os olhares dos presidentes Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, do Santos, e José Maria Marin, da CBF, os Meninos da Vila ainda foram observados pela principal revelação das categorias de base do Santos nos últimos anos. Neymar esteve no Pacaembu para prestigiar o time que havia eliminado Palmeiras, Audax-SP, Grêmio Osasco, Náutico, Remo, São Mateus-ES e Corinthians Alagoano nas fases anteriores.

Responsável por eliminar o Bahia na semifinal, com direito a quatro defesas de pênalti do goleiro Paulo Henrique – duas no tempo normal e duas nas cobranças finais -, o Goiás fez sua melhor campanha da história da Copinha em 2013, superando 1991, quando chegou apenas às semifinais. O time do técnico Augusto César, ex-lateral do Corinthians, fez o artilheiro da competição: o atacante Erik, que já é esperado entre os profissionais.