Um pequeno rabisco tático sobre o Chelsea!

04/02/2012 22:32

Por: Walter Paneque (Futebol Em Detalhes)

O time londrino que atualmente ocupa a quarta colocação na Premier League, treze pontos atrás do líder Manchester City, não vem conseguindo as mesmas boas atuações de temporadas passadas. Apesar de classificado para as oitavas da UEFA Champions League os blues vêm enfrentando sérios problemas, com vitórias apertadas e pouco convincentes, até mesmo os ídolos Lampard, Terry e Drogba (agora servindo sua seleção na Copa Africana) andam em xeque com a torcida e são especulados em outros clubes.

O português André Villas-Boas foi contratado ao início desta temporada e ainda não encontrou seu time ideal. A meu ver, o jovem português, que é muito comparado à José Mourinho, não conta com o elenco desejado. Muito prejudicado pelas lesões, AVB ainda não conseguiu dar um corpo para a equipe que não terá agora o brasileiro Ramires, que desfalca o time por 1 mês. E é assim que o Chelsea deve ir à campo com a ausência do brazuca:

O Chelsea sem Ramires deve seguir o padrão atual, com Mata e Sturridge abertos pelos flancos. Com o retorno de Lampard, Malouda deve ir para o banco e Essien fará a função de volante pela direita. A entrada de Essien é iminente, pois o jogador é um dos melhores de sua posição e é por ali, no lado direito, que o Ganês fez por onde e tomou conta da posição. A entrada de Lampard é relativa, pois Villas-Boas pode optar por manter Malouda no time. O caso é que Malouda é um dos mais contestados, pois suas irregulares atuações divergem com a idolatria do meia inglês. Sturridge deve continuar jogando aberto pela direita enquanto Juan Mata segue na ponta esquerda, contando com o apoio de Ashley Cole. Enfim, tirando este “mimimi” tático de sempre que vocês podem rapidamente ver na imagem, vamos às minhas observações: Sturridge aberto não rende nada se comparado às suas atuações no comando de ataque, tenham como exemplo suas performances no Bolton, 8 gols em 12 partidas. Antes de se lesionar, Lampard vinha atuando recuado, a frente dos volantes, sendo que na época de Mourinho (na minha opinião, seu auge) Lampard era quase um ponta de lança, vindo de trás e finalizando com maestria. Vejamos  então como eu escalaria esse time do Chelsea:

A primeira coisa que eu modificaria é o lado direito da defesa, promovendo a entrada de Bosingwa no lugar de Ivanovic, pois o português é mais forte no apoio e, principalmente, é originário da posição, ao contrário de Ivanovic, que é quase nulo no apoio. Na zaga David Luiz perderia o lugar. O brasileiro é sim melhor que Cahill, porém seus constantes avanços que eram novidade em sua chegada ao clube agora se transformaram em dor de cabeça, pois Terry nunca foi um zagueiro de sobra e vem tendo que realizar esta função por inúmeras vezes, sendo que não tem a velocidade necessária para tal.

No meio de campo tenho minhas dúvidas, porém daria mais chances para bom Oriol Romeu, revezando-o com Essien, que já não é mais o mesmo devido às lesões. Raúl Meireles atuaria como um segundo volante pela direita, auxiliando Romeu. Lampard e Mata seriam os encarregados da armação, sendo que o espanhol (aberto pela esquerda) entraria em diagonal e Lampard faria uma função semelhante a de Fàbregas no Barcelona, armando e entrando na área. Completando o time temos a dupla Sturridge e Torres, ambos em ascendência.

Certamente muitos terão opiniões diferentes quanto às escalações, uns mudariam aqui, outros escalariam aquele ali, controversas sempre vão existir. Mas e vocês, como montariam esse Chelsea?