"Palpitão" 2011 - Confira os palpites dos novos colunistas - Helder Rivas

20/05/2011 19:42

 “Abrem-se as cortinas para mais um espetáculo!" por Helder Rivas:

Título propositalmente retirado do célere e lendário Fiori Gigliotti. Até porque não há jeito melhor para definir o que vem por ai, a não ser um grande espetáculo. Após o fim dos Estaduais, está tudo pronto para o inicio do Campeonato Brasileiro de futebol, vulgo “Brasileirão 2011”.

A partir do próximo sábado dia 21 de Maio, vinte clubes estarão disputando o mais importante titulo a nível nacional do país até dezembro. Mas vamos deixar essas apresentações, resumos e clichês um pouco de lado, e vamos direto ao assunto: o que a primeira rodada nos reserva e como os times estão preparados para o torneio?

No sábado haverá quatro confrontos: o Flamengo, campeão carioca invicto enfrentará em casa umas das sensações da Copa do Brasil, o Avaí. O “Bonde do Mengão”, liderados por Ronaldinho Gaúcho começa a competição tentando esquecer o vexame da Copa do Brasil, onde foi eliminado pelo Ceará. Por sua vez, a equipe de Santa Catarina ainda está com foco maior na outra competição nacional. Nos outros jogos, outras duas equipes que estão focadas na Copa do Brasil, Ceará e Vasco jogam no estádio Presidente Vargas; e na Arena do Jacaré em Minas Gerais, os “xarás” Atléticos Mineiro e Paranaense tentam suas reabilitações após o primeiro semestre desastroso de ambos. Encerrando bem o primeiro dia de jogos, mais um espetáculo programado às 21h00 na Vila Belmiro! O Santos de Neymar e Muricy Ramalho joga contra o Internacional de Porto Alegre. As duas equipes entram como favoritas ao titulo, mas o alvinegro praiano pode poupar alguns titulares por disputar a Copa Libertadores da América no meio da semana. Por sua vez o Colorado, quer aproveitar o embalo do titulo gaúcho conquistado sobre o rival Grêmio.

Já no domingo, nos seis jogos que complementam a rodada, o também considerado favorito Cruzeiro visita o Figueirense no estádio Orlando Scarpelli. Botafogo e Palmeiras, que não vivem boas fases há algum tempo, jogam em São José do Rio Preto. O Grêmio, imortal tricolor gaúcho recebe o Corinthians no estádio Olímpico, com fases também parecidas. Ambos vem de derrotas na final de seus respectivos estaduais e ambos já vem com planejamento para reestruturar seus elencos. No Couto Pereira, o Coritiba que assim como Ceará, Avaí e Vasco, só pensa na Copa do Brasil, encara o Atlético Goianiense.

No Rio de Janeiro, duelo de tricolores! O atual campeão Fluminense e o São Paulo, outrora chamado de “clube modelo” do Brasil e que agora segue em crise se enfrentam. E encerrando a rodada, os recém promovidos América/MG e Bahia jogam na Arena do Jacaré.  

A principio, mais um campeonato normal, cheio de emoções e incógnitas. Os chamados “times grandes” do Brasil não vivem boa fase. Salvando-se apenas o Santos, os demais grandes (São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Flamengo, Vasco, Cruzeiro, Internacional, Grêmio, etc...) vem de eliminações vexatórias em competições não apenas de nível nacional, como visto na Copa do Brasil, mas até Estadual e Internacional (vide a eliminação “múltipla” ocorrida nas oitavas de final da Libertadores). Mesmo que alguns tenham conseguido conquistar seus campeonatos Estaduais, ainda sabem que isso não é o bastante para salvar suas temporadas. Alguns já estão se movendo, preparando contratações fortes, outros mantém a base que vinha dando certo. Mas o fato é que a maioria ainda segue fazendo apostas em contratações de desconhecidos, rezando para que dê algum resultado.

E esse ano há uma pequena novidade: para evitar confusões ou supostos “esquemas” de adversários entregarem seus jogos para prejudicar rivais, estejam eles disputando títulos ou tentando fugir do rebaixamento, a CBF jogou os principais clássicos regionais para as ultimas rodadas. Um artifício desnecessário, sendo que os próprios clubes deveriam se policiar contra esse tipo de fato, mas ainda válido. Quem sabe assim as entidades não passam a ter mais noção e não se submetem aos ocorridos nos últimos campeonatos.

Enfim, vamos esperar para ver e torcer. Seja o que os Deus do futebol quiserem.

Que tenha inicio o espetáculo!

Quanto aos palpites, levando em conta as fases atuais dos times, as contratações e especulações da janela de transferências, o final do campeonato não deve sair muito disso:

1-  Cruzeiro

2- Santos

3-   Corinthians

4-  Internacional

5-   Flamengo

6-  Coritiba

7-  Grêmio

8-  São Paulo

9-   Vasco

10-  Fluminense

11- Ceará

12-  Palmeiras

13-  Avaí

14- Botafogo

15-  Atlético/MG

16-  Atlético/PR

17- Bahia

18-  Atlético/GO

19-  América/MG

20- Figueirense

Deixe seu comentário e os seus palpites para o Brasileirão na área comentários no menu principal.