"Palpitão" 2011 - Confira os palpites dos novos colunistas - Murilo Augusto

20/05/2011 19:41

Por Murilo Augusto:

Analisar o Campeonato Brasileiro logo em seu começo e dar palpites sobre este longo torneio, repleto de mudanças, quedas de técnicos, lesões e inúmeras outras variáveis que devem ser levadas em conta, é das tarefas mais difíceis.

Se para arriscar qualquer prognóstico já é complicado, imagine então você, caro leitor, apontar a CLASSIFICAÇÃO do Brasileirão 2011!

Missão quase impossível? Certamente. Então, para realizar tal tarefa, resolvi me inspirar na foto acima do grande Ronaldo Fenômeno e sua ferramenta reveladora do futuro para dar palpites mais do que certeiros.

Consultando a fenomenal bola de cristal, me veio à cabeça a seguinte classificação.

1º Internacional

2º Cruzeiro

3º Santos

4º São Paulo

5º Grêmio

6º Corinthians

7º Flamengo

8º Palmeiras

9º Fluminense

10º Coritiba

11º Atlético MG

12º Atlético PR

13º Vasco

14º Avaí

15º Ceará

16º Bahia

17º Botafogo

18º Atlético GO 

19º América MG

20º Figueirense

Os porquês dos 10 primeiros:

Inter: Tem, do meio para frente, o elenco mais forte do Brasil: Guiñazu, Bolatti, Tinga, Andrézinho, Oscar, D’Alessandro, Rafael Sóbis, Leandro Damião...  Parece-me que não terá grandes perdas para a sequência da temporada. Além disso, o ídolo Falcão estará no banco de reservas para passar experiência que é tão necessária nos momentos de decisão. No entanto, se Falcão não organizar a defesa colorada, o título não chega ao Beira-Rio.

Cruzeiro: Um elenco forte, com variações táticas interessantes e jogadores de qualidade. Tem em Cuca a esperança de manter a qualidade do futebol que a equipe celeste vem apresentando, mas é justamente no treinador com fama de “amarelão” que as coisas podem desandar na Raposa.

Santos: No peixe tudo vai depender do andamento da Copa Libertadores da América e dos futuros de Ganso e Neymar na equipe. Tentando projetar o que pode acontecer, creio nas permanências dos craques até pelo menos o fim do ano. Mesmo sem um elenco com grandes opções no banco de reservas, Muricy Ramalho, Ganso e Neymar prometem formar um trio difícil de ser batido. Se chegar o Zé Roberto...

São Paulo: O tricolor tem um grupo muito forte e recheado de boas opções. No entanto, para alçar vôos maiores, o tricolor do Morumbi precisará resolver os problemas internos de relacionamento de alguns jogadores com o técnico Paulo César Carpegiani. O trio de craques Lucas, Dagoberto e Luís Fabiano pode fazer com que o tricolor chegue mais longe na competição.

Grêmio: Este foi mesmo uma aposta. Confio no trabalho do folclórico, mas competente Renato Gaúcho. Os gremistas têm bons valores no elenco: Vitor, Gabriel, Adílson, Rochemback e Douglas são alguns bons exemplos. Um fator que pode levar a uma boa campanha é o fato de o tricolor gaúcho não ter mais nenhuma competição para se preocupar que não o Brasileiro.

Corinthians: O timão que jogou o Campeonato Paulista não passaria da 10ª colocação. Contudo, o timão vem se reforçando bem e manteve o técnico Tite que é capaz de realizar um bom trabalho. Com as chegadas de Simplício, Alex, Émerson Sheik e ainda com o reforço de Adriano para o sprint final, o Corinthians pode até ir mais longe desde que contrate um bom zagueiro para fazer dupla com Chicão e um lateral esquerdo para ser sombra de Fabio Santos.

Flamengo: O campeão carioca não me passa confiança... Ronaldinho Gaúcho ainda não desencantou, Deivid não é nem de longe o mesmo dos tempos de Santos e Fernerbahçe, a defesa é fraca e toma muito gols. O que pode fazer com que o mengão suba algumas posições é a quantidade de jogadores que podem desequilibrar um jogo: RG10, Thiago Neves, Léo Moura, Renato Abreu e Botinelli.

Palmeiras: Confesso que este foi difícil, quase coloquei o verdão entre os 5 melhores. Lembrei-me a tempo, porém, que o Palmeiras ainda joga a Copa Sulamericana e está aí o motivo de ter colocado o Palmeiras na modesta 8ª colocação. As chegas de Maikon Leitte, Wellington Paulista e de mais um meia que já é dado como certo pela diretoria fazem do alviverde um forte candidato a ir longe na competição continental. Lembrando que é mais do que necessário que a cúpula palmeirense providencie alguém para o lugar do zagueiro Danilo que está indo embora para a Udinese.

Fluminense: As dificuldades enfrentadas por Fred e Deco com lesões terão papel fundamental na má campanha do Flu. Sem contar com grandes peças de reposição, o tricolor das laranjeiras e atual campeão nacional enfrentará a dura realidade de perder o multicampeão Muricy Ramalho. O que pode alterar este quadro é a chegada de Abel Braga que injetará ânimo novo nos jogadores.

Coritiba: A sensação do primeiro semestre no futebol nacional não passará de campanha mediana no Brasileirão. Para mim o Coxa não passa de um time regular, bem acertado taticamente, e que atualmente está com a confiança lá em cima. No Brasileiro a realidade dos paranaenses será outra, mas nada que fará com que o torcedor coxa branca fique de cabelos arrepiados.

Deixe seu comentário e os seus palpites para o Brasileirão na área comentários no menu principal.