Brasileirão dos gols, hegemonia paulistana e decepção dos favoritos

13/06/2011 22:16

Por: Murilo Augusto

40 jogos, nenhum 0 a 0! Este é o Campeonato Brasileiro 2011. Pode surpreender os críticos que se referem ao futebol nacional como “de baixo nível técnico”. Pode até ser, mas pelo menos não temos deixado de ver gols.  Foram 107 tentos em 40 partidas, média de 2,67. Que continue assim!

Chegamos à quarta rodada do Campeonato Brasileiro e ao darmos uma rápida olhada no topo da tabela podemos acabar confundindo com o Campeonato Paulista. São Paulo, Corinthians e Palmeiras, respectivamente, lideram o Brasileiro que por enquanto revela uma hegemonia paulista.

tricolor paulista é o único 100% da competição, 4 jogos/4 vitórias. E não foram quaisquer vitórias, Fluminense e Atlético-MG estão entre as vítimas de Lucas, Dagoberto e Cia. Detalhe, fora de casa!

E neste sábado, o tricolor venceu o Grêmio com autoridade no Morumbi. 3 x 1, gols de Casemiro, Marlos e Jean. Casemiro (contra) descontou para os gaúchos. Destaque novamente para os regulares e brilhantes Lucas e Dagoberto, que mesmo sem marcar, infernizaram a zaga do Grêmio. Outro nome a ser lembrado é o do garoto Wellington que teve a missão de anular Douglas e a fez com muita competência. Mais uma vez o garoto pára o “maestro” do adversário, já tinha sido assim contra o Flu de Conca.

O vice-líder é o Corinthians. O Timão venceu o Fluminense por 2 a 0, dois gols do artilheiro e novo xodó da fiel, Willian. O atacante alvinegro mostra a cada dia uma personalidade fora do comum e vai garantindo a confiança de Tite e da torcida. Azar de Émerson Sheik que veio para ser titular e pode amargar a reserva. Outro que teve grande atuação foi o goleiro Júlio César, que realizou grandes defesas em momentos importantes. E é bom que o arqueiro continue com estas boas atuações, já que o promissor Renan está louco por uma oportunidade no time titular.

Para fechar o trio de ferro de líderes, Palmeiras. O Verdão fez um ótimo jogo contra o Internacional, no Beira-Rio. No entanto, mais uma vez no final (Cruzeiro, 2ª rodada), o Palmeiras vacilou e permitiu o empate do time mandante. Desta vez aos 45 minutos do segundo tempo, Leandro Damião igualou o placar em 2 x 2. Como saldo positivo do jogo para o Palmeiras podemos destacar o poder de reação da equipe, que saiu perdendo com um gol contra de Márcio Araújo e que virou o jogo com Rodrigo (contra) e Luan.

Bom começo para os times da capital paulista, e esta é apenas uma amostra do que estas equipes podem fazer.

O São Paulo ainda tem Luís Fabiano para estrear no ataque e o zagueiro Coates está próximo de vir para fazer uma ótima dupla com Rodolfo na zaga.

O Corinthians tem o fantástico meia Alex para integrar o meio campo e o atacante Émerson ainda não está na melhor forma física. Sem falar no Imperador Adriano, que apesar de ser uma incógnita, tem chance de brilhar neste time certinho do Timão.

O Palmeiras conta com o retorno de Valdívia, a chegada de Maikon Leite e a plena adaptação do centroavante Wellington Paulista. Mais alguns reforços pontuais ainda podem chegar para o meio campo e também para a defesa.

Ótimos candidatos para incomodar e muito os considerados favoritos do Campeonato: Santos, Internacional e Cruzeiro. Aliás, estes dois últimos têm decepcionado.

No início do Brasileiro, Inter e Cruzeiro foram considerados por praticamente todos os membros da crônica esportiva como grandes candidatos ao título, ao lado do Santos. Os dois ganharam esta condição principalmente pela força dos elencos e também pela eliminação precoce na Libertadores. Pode parecer cedo para avaliar o momento das duas equipes, mas a campanha até agora é desapontadora.

O Colorado só empatou com o Santos recheado de reservas na estreia, perdeu para o Ceará em casa, venceu o fraco América-MG e empatou com o Palmeiras quando estava perto da derrota no Beira-Rio. Com a equipe que tem a disposição, Falcão poderia até de maneira tranqüila, conquistado os 12 pontos disputados. Só conseguiu 5.

Enquanto isso a Raposa está em situação ainda pior, perdeu para o candidato a rebaixamento Figueirense com gol contra, empatou com Palmeiras, perdeu para um Fluminense em baixa e não passou de um empate com a molecada do Santos. A direção celeste dará mais uma chance ao bom treinador Cuca. Enfim uma vitória do Cruzeiro neste Brasileiro, esta fora dos campos, mas que pode surtir efeito dentro das quatro linhas. Como referência, podemos pegar o São Paulo de Carpegiani. O treinador sofreu grande pressão para sair, a diretoria bancou a permanência e hoje o São Paulo é o líder do campeonato.

Repito, ainda acho cedo para fazer uma grande avaliação, mas os dois times precisam acordar.

Confira todos os resultados da 4ª rodada do Brasileirão:

Cruzeiro 1 x 1 Santos 

Avaí 2 x 2 América-MG 

São Paulo 3 x 1 Grêmio 

Vasco 1 x 1 Figueirense 

Bahia 1 x 1 Atlético-MG 

Atlético-GO 4 x 1 Ceará 

Internacional 2 x 2 Palmeiras

Corinthians 2 x 0 Fluminense 

Atlético-PR 1 x 1 Flamengo

Botafogo 3 x 1 Coritiba