Entrevista com Luan Knaya

12/05/2011 16:20

Estamos aqui para mais uma entrevista no Blog Lucas Mergel. Temos como entrevistado o comentarista do canal "Esporte Interativo". Luan Knaya é especialista sobre basquete e irá nos contar um pouco do que sabe nessa entrevista.

Knaya, como é conhecido, tem um blog sobre basquete no portal do Esporte Interativo na internet, além de comentar todos os jogos da NBA que são transmitidos pela emissora.

Confira agora a entrevista completa com Luan Knaya:

Lucas Mergel -> Luan, com a vinda de Bibby para o Miami Heat, você acha que o time ficou mais forte? Consegue brigar pelo título desse ano?

Luan Knaya -> O time definitivamente ficou mais forte. Entretanto, não mudou em relação à briga pelo título. Uma equipe que já tem Dwyane Wade, LeBron James e Chris Bosh é candidata ao título, com ou sem Mike Bibby.

Lucas Mergel ->  Michael Jordan é ours concour. Depois dele, qual foi o melhor jogador que já passou pela NBA ? Porque ?

Luan Knaya -> Sim, ele é inigualável. Alguns chegaram perto em determinados quesitos, como espetáculo (Julius Erving), habilidade (Pete Maravich, Magic Johnson), arremesso(Larry Bird) ou defesa (Michael Cooper). Porém, Michael Jordan tinha tudo isso a cada posse de bola. Ele revolucionou o jogo, a audiência, o apelo, a paixão! Ele foi o primeiro, o que basicamente significa dizer que qualquer um que chegar perto do seu nível vai "chegar perto do seu nível" e nunca superá-lo.

Lucas Mergel -> Qual seria a sua seleção contando apenas de 2000 até hoje?

Luan Knaya -> Fácil:  Allen Iverson, Kobe Bryant, Tim Duncan, Shaquille O'Neal e Kevin Garnett. Sim, eu não coloquei LeBron James! Pra entrar nessa lista ou tem que ter título, ou tem que ser o Allen Iverson. 

Lucas Mergel -> Com o crescimento de times como os Hornets e o Thunder, como você vê a posição de times como Utah e Denver na conferência Oeste ?

Luan Knaya -> Não muda em nada, na minha opinião. Sempre tem um time "pequeno" em ascensão. Faz parte do sistema cíclico da NBA (com o draft, por exemplo).  

Lucas Mergel -> Não poderia faltar essa pergunta. Pra você quem é mais completo como jogador: LeBron James ou Kobe Bryant ? (sem puxar saco, Knaya).

Luan Knaya -> Esse "sem puxar o saco" me induz a escolher o LeBron. Por outro lado, o "quem é mais completo" não me deixa dúvidas de que a resposta certa é Kobe. Há 15 anos na liga, o camisa 24 do Lakers marca muito melhor, além de jogar bem em várias posições. Isso para não mencionar o excelente arremesso de Kobe, que não se impõe apenas pelo físico. Se a pergunta fosse "quem tem jogado melhor" ou "quem vai encerrar a carreira melhor" eu poderia ser considerado puxa-saco por responder Kobe. Mas em termos de ser completo não tenho dúvidas de que Bryant leva essa disputa e fácil.

Lucas Mergel -> Os Nets já tiveram bons times nos últimos anos, quando tinham por exemplo o trio Jefferson, Kidd e Carter. Você acha que com a vinda de Deron Williams, o time tende a crescer novamente nos próximos anos ?

Luan Knaya -> Acho que não só pela chegada de Deron Williams, mas principalmente pela chegada do russo cheio de dinheiro (Abramovich do basquete que sempre esqueço o nome) e a mudança para o Brooklyn. Basta imaginar que vários jogadores terão interesse em jogar num grande centro.  

Lucas Mergel -> O negócio entre Nuggets e Knicks favoreceu qual dos times ? Os Nuggets por ganharem novos e ainda questionados jogadores ou os Knicks por trazerem dois acima de média ?

Luan Knaya -> Excelente pergunta. Sinceramente, analisando as duas perspectivas, acho que o negócio foi bom para os dois. O New York Knicks queria o Carmelo e conseguiu o Carmelo. Já o Nunggets sabia que iria perder o jogador e conseguiu ganhar muita coisa em troca. Quem leva a melhor a gente só vai saber mesmo nos próximos passos de cada time, principalmente com a nova CBA (collective bargaining agreement). Por enquanto, os dois times saíram no lucro.

Lucas Mergel -> Se hoje, pudesse contratar um pivô da liga para ser o pivô de seu time, quem contrataria?

Luan Knaya -> Greg Oden! (Brincadeira!) Contrataria o Kevin Love, afinal de contas, ele é o líder nos double-double. Ótimo nome.

Lucas Mergel -> Nesse ano temos uma safra ótima de armadores. Anos atrás tínhamos muitos bons pivôs. Porque hoje os pivôs ficam em segundo plano ?

Luan Knaya -> Sinceramente não tenho uma explicação plausível. Concordo com a sua constatação.  

Lucas Mergel -> Qual foi o melhor time que viu jogar ? (Me fale o time e o ano) E porque ?

Luan Knaya -> Lakers de 2001 versão Playoffs. Por que? Só perdeu 1 jogo na pós-temporada! Vasco de 1999 e a Iugoslávia de 2002 (principalmente por conta de Dejan Bodiroga, mito) merecem menção honrosa.