Fase preliminar da Europa League começou...

03/07/2011 21:29

Por: Gilmar Siqueira

Foram sete goleadas apenas nos jogos de ida, o que encaminhou a classificação de muitíssimas equipes. Tudo bem que foram as equipes de menor escalão do futebol europeu, mas nem por isso os jogos deixaram de ser interessantes.

Fulham e Jagiellonia, os dois clubes mais conhecidos, acabaram vencendo seus jogos. Os ingleses receberam o NSÍ Runavík, das Ilhas Faroe, e não encontraram dificuldade alguma. Na estreia de Martin Jol, acabaram vencendo por 3x0, com gols de Damien Duff, Danny Murphy e Andrew Johnson. Na verdade, este placar ainda foi "curto", tal foi o domínio dos Cottagers.

O polonês Jagiellonia, sensação da última Ekstraklasa, recebeu o cazaquistanês Irtysh e acabou sofrendo demais e venceu por 1x0, com gol do capitão Tomasz Frankowski. O Irtysh conseguiu fazer frente ao Jagiellonia, mesmo na Polônia. Contudo, a expulsão boba de Aleksei Mikhailyuk ainda no primeiro tempo, prejudicou demais o time do Cazaquistão. No segundo tempo, o time de Bartlomiej Zalewski dominou o jogo, mas conseguiu apenas um gol.

A maior goleada foi aplicada pelo sérvio FK Rad sobre Tre Penne, de San Marino. Foi um 6x0 em casa com uma enorme tranquilidade. A verdade é que o time da Sérvia não encontrou dificuldade alguma jogando em casa e humilhou o adversário. Os gols foram marcados por Marko Stanojevic (2x), Nemanja Kojic, Milan Prso, Andrej Mrkela e Valentini (contra).

O norueguês Tromso foi à Lituânia defrontar o FC Daugava e venceu por 5x0. Um resultado bastante inesperado, dado o (teórico) equilíbrio entre as duas equipes. Aliás, o Daugava foi melhor nos vinte primeiros minutos, depois disso só se viu o time norueguês jogar. Os gols foram marcados por Remi Johansen, Magnus Andersen (2x), Ruben Yttergard e Mohammed Jama.

Um duelo que teve poucos gols mas ainda assim chamou a atenção foi TNS (The New Saints) x Cliftonville. Isso porque os dois times são britânicos. O primeiro é galês e o segundo irlandês. Os dois gols da partida aconteceram ainda na primeira parte. TNS saiu na frente com Alex Darlington e Barry Johnston empatou para o Cliftonville.

Confiram os demais resultados dos jogos de ida:

Banants (Armênia) 0x1 Metalurgi Rustavi (Geórgia)

Olimpik-Süvälan (Azerbaijão) 1x1 Minsk (Bielorrússia)

Banga (Lituânia) 0x4 Qarabag (Azerbaijão)

Trans (Estônia) 1x4 Rabotnicki (Macedônia)

Elfsborg (Suécia) 4x0 Fola (Luxemburgo)

Honka (Finlândia) 0x0 Kalju (Estônia)

Varazdin (Croácia) 5x1 Lusitans (Andorra)

Ferencváros (Hungria) 3x0 Ulisses (Armênia)

UE Santa Coloma (Andorra) 0x1 Paks (Hungria)

Aalesund (Noruega) 4x1 Neath (País de Gales)

Dinamo Tbilisi (Geórgia) 2x0 Milsami (Moldávia)

Spartak Trnava (Eslováquia) 3x0 Zeta (Montenegro)

ÍF (Luxemburgo) 1x3 KR (Islândia)

ÍBV (Islândia) 1x0 St Patrick's (Irlanda)

Käerjéng (Luxemburgo) 1x1 Häcken (Suécia)

Birkirkara (Malta) 0x1 Vllaznia (Albânia)

Renova (Macedônia) 2x1 Glentoran (Irlanda)

Koper (Eslovênia) 1x1 Karangandy (Cazaquistão)

Siroki Brijeg (Bósnia) 0x0 Olimpija Lijubljana (Eslovênia)

Buducnost Podgorica (Montenegro) 1x3 Flamurtari (Albânia)