Mais uma estréia decepcionante; dessa vez do Paraguai

04/07/2011 20:04

Por: Felipe Ferreira (@felipepf13) do blog "Território Esportivo"

Poderia muito bem comentar sobre a péssima atuação do Brasil ontem, contudo, decidi por analisar e comentar sobre a seleção paraguaia, que ontem decepcionou bastante. Vinda de uma boa campanha na última Copa do Mundo, a seleção Albiroja entrou na Copa América como uma das seleções candidatas a surpreender, porém, na estreia, a equipe apenas empatou em 0 a 0 com a nada brilhante seleção equatoriana.

Mantendo seu clássico estilo de jogo, baseado na forte marcação, a atual seleção paraguaia ganhou o acréscimo de meias e atacantes bastante habilidosos, segundo alguns, um dos melhores conjuntos paraguaios da história.

O início de jogo, ontem, da seleção paraguaia foi muito bom, com uma forte marcação, que impedia a seleção equatoriana de sair pro jogo, a equipe Albiroja contava com um meia-articulador de excelente qualidade: Barreto. O jogador da Atalanta armou com extrema maestria grande parte das jogadas ofensivas paraguaias, se revelando um dos melhores jogadores do time.

Apesar da seleção equatoriana estar completamente perdida em campo, pouco-a-pouco,  o Paraguai caiu muito de rendimento, para "coroar" este momento de azar, Barreto, que vinha sendo o principal jogador da equipe acabou por se contundir, tendo que ser substituído. Resultado da saída de Barreto: o Paraguai não criou mais nada e viu oEquador crescer no jogo, mas por sorte, o placar ficou em 0 a 0.

A seleção paraguaia é muito boa, de fato. Mas vimos, uma certa dependência sobre as jogadas armadas por Barreto, ainda mais ontem que Lucas Barrios pouco apareceu para o jogo. Talvez uma mudança na estrutura do meio-campo facilitaria a situação, a centralização de Barreto também favorece uma proporção maior a criação de jogadas.

 

Meu time ideal do Paraguai

Acima, desenhei, a formação que usaria na seleção paraguaia: um 4-2-1-3. Esta formação promove a entrada de Haedo Váldez na equipe, uma centralização de Barreto e Lucas Barrios mais aberto para receber. Além de apresentar certa ofensividade, a formação acima não esquece o clássico estilo de marcação paraguaio com Ortigoza e Riveros no meio, para ser os cães-de-guarda da defesa e cobrir o avanço dos laterais.

A formação acima é só um esboço de como privilegiar o talento de Barreto e Barrios, aumentando assim, a qualidade da equipe, algo muito bom, que vale a pena se prestar atenção.