Na estréia da Copa América 2011, Argentina dá vexame e empata com Bolívia

02/07/2011 13:33

Por: Felipe Ferreira

 

 Uma atuação ruim de Messi e cia resultou em um empate diante da fraca seleção boliviana. Foto: Reuters

O jogo em si não prometia trazer grandes dificuldades, mas voltando a apresentar falhas comuns desde que Sergio Batista assumiu a equipe, a seleção argentina jogou mal, não se aproveitou do rótulo de grande favorita e muito menos contou com grande atuação de seus craques. O resultado final foi um empate bastante ruim contra a Bolívia por 1 a 1.

Com uma equipe bastante ofensiva, armada inicialmente em um clássico 4-3-3, com 3 volantes no meio, a Argentina começou fazendo sua obrigação, pressionando e ressaltando sua força diante de uma seleção boliviana, que marcava muito forte e não conseguia sair jogando, apostando em bolas rifadas.

O primeiro tempo viu poucas oportunidades dos dois lados. Com grande vantagem na posse de bola, a Argentina acabou por parar no forte bloqueio boliviano, não tendo capacidade para chegar ao gol e nem a chances perigosas. Sem um meia-armador e um homem de referência no ataque, a equipe de Sergio Batista revelava as suas já tradicionais falhas, que viriam ainda mais a tona na etapa final.

Promovendo a entrada de Di María na equipe, para uma dinâmica maior no meio-campo, Sergio Batista foi surpreendido, quando nos minutos iniciais da etapa final, Edivaldo Rojas deu um belo toque de calcanhar, após cobrança de escanteio, o volante argentino, Banega, ainda tentou dominar a bola na linha do gol, mas acabou por empurrá-la para a própria meta.

Com o resultado adverso, o nervosismo argentino, que já era grande, aumentou ainda mais. A equipe não demonstrava paciência para trabalhar a bola com calma, baseava-se em contra-ataque de arrancadas sem destino e faltava um jogador para prender a bola, ser o homem de referência, ressaltando a completa desorganização do ataque argentino.

A entrada de Agüero melhorou um pouco a situação argentina. Quando enfim passou a ter um centroavante, Di María cruzou na área, Zanetti ajeitou com o peito e Kun Agüero acertou um belo voleio, de primeira, para empatar o jogo.

Depois do gol, a Albiceleste pouco produziu e o jogo ficou mesmo empatado em 1 a 1.

O empate de hoje ressaltou antigos problemas argentinos. A desorganização da equipe, os jogadores não possuem uma posição definida, como consequência, poucas jogadas foram criadas, e isto gera uma grande dependência das jogadas individuais de Messi e cia, que não sairão todo jogo, como hoje não saiu.

Na partida de hoje, a seleção argentina foi dominada pela forte marcação da seleção boliviana, que poderia ter vencido o jogo caso Marcelo Moreno não desperdiçasse grande oportunidade, agora, a Argentina enfrenta a Colômbia, um jogo teoricamente mais difícil, aguardemos para vermos o comportamento da seleção de Sergio Batista.