O adeus do ídolo, líderes rivais surpreendentes e artilheiros calibrados

06/06/2011 18:58

Por: Murilo Augusto

“Vivi toda a minha vida jogando futebol e sendo protagonista. Agora não vou ser mais”. A frase é de Ronaldo Nazário, o Fenômeno, e elucida bem o drama e a dificuldade de escolher o momento para encerrar a carreira e o vazio que o futebol deixará no peito do jogador que vive esta realidade.

Quem também se acostumou a ser protagonista dentro das quatro linhas, não tanto quanto Ronaldo, é claro, foi o sérvio Dejan Petkovic, o quase carioca Pet. A carreira de Pet é um tanto quanto curiosa: começou na Iugoslávia, passou pelo gigante Real Madrid, Sevilla e Racing Santander até aterrissar em terras brasileiras, mais precisamente em Salvador, onde jogou no Vitória. Fez sucesso na equipe baiana, mas onde a estrela de Pet realmente brilhou foi no Flamengo.

No rubro negro carioca Petkovic fez 198 jogos e marcou 57 gols, o mais lembrado deles foi o que decidiu o campeonato carioca de 2001, entre Flamengo e Vasco, quando Pet marcou um golaço de falta. A partir dali virou ídolo, mesmo tendo passado por Vasco e também por Fluminense.

E o último jogo do ídolo Pet foi em uma disputa pra valer entre Flamengo e Corinthians, nesta 3ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo poderia valer a liderança da competição para um dos times e de fato foi o que aconteceu.

O Corinthians não gostava da ideia de consagrar Pet em sua despedida e marcou bem o meia que substituiu Thiago Neves, que servia à seleção brasileira, mas ainda assim o meia desequilibrou algumas vezes e deu bons passes para os atacantes do Flamengo que não souberam aproveitar as oportunidades. Em um jogo equilibrado, o Corinthians saiu na frente com o atacante Willian após cruzamento do estreante Weldinho. O Flamengo veio a empatar em uma cobrança de falta bem executada por Renato onde Pet apenas observou e comemorou. A festa do sérvio só foi completa na sua substituição, quando deu volta olímpica e se emocionou com os torcedores.

Com o empate o Timão assegurou a primeira colocação do Campeonato Brasileiro e divide esta posição com o Palmeiras.

Palmeiras, por sua vez, conquistou mais 3 pontos ao vencer o Atlético Paranaense, no Canindé. A partida teve amplo domínio do Verdão que marcou o único gol do jogo com o volante Chico. Curiosa a situação dos jogadores do Palmeiras que tem como último clube o Atlético PR. Assim como aconteceu com Danilo em 2009, Chico também marcou na última agremiação que defendera para dar a vitória ao Palmeiras.

Corinthians e Palmeiras líderes do campeonato. Surpreso? Eu também. E olha que os dois clubes têm tudo para crescer de produção durante o campeonato. O Timão ainda terá Alex e Adriano para estrear, sem falar em Émerson que aos poucos irá conquistar seu espaço.

O Palmeiras muito provavelmente terá Henrique como grande reforço para a zaga, outro que está próximo de acertar é o ótimo Martinuccio. Maikon Leite é o nome certo que o Verdão terá para o meio campo. Com todos estes nomes mais Valdívia voltando a jogar, com Kléber (foto) e Assunção, o Palmeiras começa a figurar como candidato a algo maior neste brasileiro.

A 3ª rodada do Brasileirão também ficou marcada pela boa pontaria dos centroavantes.Anderson Aquino, do Coxa, foi quem mais se destacou: 3 gols no chocolate sobre o Vasco. Aliás, olho aberto Vascão, quarta feira tem mais um jogo contra o Coxa, só que este valendo o titulo da Copa do Brasil.  Quem também esteve bem com as redes foram Oscar, Júnior Viçosa e Borges. Este último fazendo uma belíssima estreia pelo Santos de Muricy Ramalho, que mesmo jogando cheio de reservas e priorizando a Copa Libertadores da América tem somado pontos importantes para a sequência da temporada. Uma pena para os santistas que Borges não possa jogar o torneio continental por já ter vestido a camisa do Grêmio no mesmo campeonato.

Confira todos os resultados da rodada:

Palmeiras 1 x 0 Atlético-PR

Fluminense 2 x 1 Cruzeiro

Ceará 2 x 2 Botafogo

Figueirense 2 x 0 Atlético-GO

Flamengo 1 x 1 Corinthians

Grêmio 2 x 0 Bahia

Coritiba 5 x 1 Vasco

Santos 3 x 1 Avaí

América MG 2 x 4 Internacional

Quarta-feira, 21h 50min, Arena do Jacaré:

Atlético-MG x São Paulo