Renascimentos na 8° rodada do Brasileirão

06/07/2011 18:37

Por: Helder Rivas

Semana passada, a rodada de quarta e quinta-feira servia para confirmar ascensões e boas fases. Desta vez, ela servirá para comprovar renascimentos.

Desde que chegou ao Flamengo, Ronaldinho Gaúcho (foto) vinha sendo muito cobrado. Apesar do título do Campeonato Carioca, ele ainda devia não apenas ao clube mas ao Brasil todo pelo menos uma apresentação “digna” de seu nome. A eliminação na Copa do Brasil para o Ceará reforçou ainda mais a cobrança. Os questionamentos sobre o dinheiro gasto pelo rubro-negro carioca com sua contratação se intensificaram ainda mais, e tanto o time quanto o astro entraram no Campeonato Brasileiro desacreditados, sob “vistas grossas”.

Apesar de não ter um astro ou uma contratação do porte de Ronaldinho, o Cruzeiro era um dos times vistos como “dos melhores do Brasil”. A  campanha esmagadora na primeira fase da Libertadores e o incontestavel título Mineiro davam o time da Toca da Raposa como o grande a ser temido. Mas a eliminação traumatica na Libertadores e o inicio desastroso no Brasileirão colocaram tudo isso em “cheque”.

E no melhor estilo Ronaldo Fenômeno, seu xará Gaúcho está liderando o Flamengo neste começo de torneio, sendo inclusive o artilheiro da competição até o momento com 5 gols. No mesmo barco, após a demissão do técnico Cuca e a contratação do “Papai Joel” para o cargo de treinador, o Cruzeiro vem se reabilitando correndo pelas beiradas, como bom Mineiro. Hoje, Flamengo e Cruzeiro enfrentam respectivamente o São Paulo, que enfrenta séria crise e o Grêmio, agora sem o técnico Renato Gaúcho.

Nos outros jogos da rodada, na quarta-feira: o líder Corinthians joga contra o Vasco deJuninho Pernambucano no Pacaembu; o Internacional enfrenta o lanterna Atlético/PR; o Bahia visita o Avaí no estádio da Ressacada; e o Ceará recebe também em crise Atlético Mineiro.

Completam a rodada na quinta-feira: Botafogo x Atlético/GO, Coritiba x Figueirense, América/MG x Palmeiras e Santos x Fluminense.