Ronaldinho Gaúcho, pênaltis absurdos e força paulista

23/05/2011 21:36

Por: Murilo Augusto

Impressões da 1ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Finalmente, depois do marasmo da maioria dos campeonatos estaduais, começou o Campeonato Brasileiro de 2011. E a primeira rodada reservou alguns bons momentos para o apreciador do futebol nacional.

Logo no sábado, em um dos primeiros jogos da rodada, brilhou a estrela do mais técnico jogador do Campeonato, Ronaldinho Gaucho! Os quase 6000 (aliás, que público lamentável da maior torcida do Brasil) felizardos que assistiram ao jogo entre Flamengo e Avaí, em Macaé, acompanharam simplesmente a melhor atuação do R10 desde a sua volta ao Brasil.

Com dribles, arrancadas, lançamentos, assistência e golaço, Ronaldinho lembrou os dias inspirados de Milan, não posso dizer de Barcelona porque ali o homem vivia um momento extraterrestre. É bem verdade que o Avaí jogou cheio de reservas e deu espaço ao camisa 10 rubro-negro, mas há muitos méritos para o meia que se impôs e pediu jogo a todo momento. Vale também mencionar a grande partida que fez o meio campo do Flamengo: Willians, Renato, Botinelli, Thiago Neves e R10 chegaram ao ataque o tempo inteiro, jamais deixando o centro avante Wanderley sozinho. Os 4 a 0 foram mais do que merecidos.

A dúvida que fica agora é: Ronaldinho conseguirá manter o nível desta apresentação durante o longo Campeonato Brasileiro?

No domingo, 2 jogos chamaram a atenção. Grêmio 1 x 2 Corinthians e Fluminense 0 x 2 São Paulo.

Começando pelo jogo no Olímpico. Tite finalmente colocou William no time titular e barrou Jorge Henrique, que não vinha jogando nada. Ramírez entrou no lugar de JH e William assumiu a vaga do negociado Dentinho. No entanto, as mudanças não surtiram grande feito, a não ser pela marcação corintiana que melhorou em relação aos últimos jogos.

O primeiro tempo poderia nem ter acontecido tamanha a “ruindade” da peleja. No segundo tempo, para apimentar as coisas, apareceu o Sr Nielson Nogueira Dias, árbitro pernambucano, que resolveu querer aparecer mais que os jogadores. Primeiro ele marcou um pênalti ridículo de Leandro Castán no “Neymar paraguaio” Leandro. O corintiano mal tocou na revelação gremista que desabou como se estivesse em uma piscina. Douglas, que nada tem a ver com isso, bateu bem e abriu o placar.

Percebendo a besteira que fez, o juizão deu uma bela compensada e marcou outro pênalti absurdo, desta vez em Liédson. Lúcio pisa no pé do atacante, é verdade, mas a queda não ocorre neste momento, o luso-brasileiro consegue seguir no lance e depois o valoriza simplesmente desabando. Na cobrança Chicão empatou. Depois Liédson voltou a brilhar e em lance não muito corriqueiro, após cobrança de lateral e desvio de cabeça de Danilo, o matador não desperdiçou e de voleio marcou um belo gol que valeu a importantíssima vitoria corintiana fora de casa.

No mesmo momento que se encerrava a vitória do Corinthians, o Palmeiras vencia o Botafogo no interior paulista e dava um bom saldo para os paulistas nesta primeira rodada: 2 vitórias e 1 empate (Santos 1 x 1 Internacional).

Porém, o melhor paulista da rodada estava por vir. O São Paulo de Lucas e Dagoberto não tomou conhecimento do atual campeão Brasileiro e ganhou com facilidade do Fluminense em São Januário, 2 a 0.

Carpegiani não contou com Miranda, Alex Silva e Rodolfo. Para suprir a saída da defesa titular, o técnico promoveu a entrada de Xandão e Luiz Eduardo. Outra mudança foi a saída de Fernandinho do time titular para a entrada do volante Wellington. Aliás, bela partida do garoto que grudou em Conca e não deixou o argentino jogar.

Sem Fernandinho, Lucas e Dagoberto precisaram se virar sozinhos e cumpriram a missão com maestria. Ajudados também por Casemiro, a dupla tricolor infernizou a zaga do Flu e cada um marcou uma vez, 2 x 0. Um gol para cada e show à parte: dribles, corta-luz, bolas na trave, contra-ataques rápidos e tabelas protagonizaram os lances da dupla.

Importante vitória do São Paulo para amenizar a crise interna que reina no CT da Barra Funda. Com uma sequência de bons resultados Carpegiani enfim terá paz para trabalhar.

A vitória do São Paulo também consolidou a supremacia paulista da rodada. Com 3 vitórias e 1 empate, os 4 grandes de SP fizeram uma bela 1ª rodada.

Que venha o restante deste que é o campeonato mais disputado do mundo!

Confira a rodada completa do Campeonato Brasileiro:

Flamengo 4 x 0 Avaí

Ceará 1 x 3 Vasco

Atlético MG 3 x 0 Atlético PR

Santos 1 x 1 Internacional

Palmeiras 1 x 0 Botafogo

Grêmio 1 x 2 Corinthians

Coritiba 0 x 1 Atlético GO

Figueirense 1 x 0 Cruzeiro

Fluminense 0 x 2 São Paulo

América MG 2 x 1 Bahia