Sorriso pode indicar submissão á outra pessoa

17/02/2013 10:22

Estudo revela que pessoas menos poderosas tendem a copiar as ações de outros indivíduos

Por: Caroline Sarmento

“Sorria, você está sendo filmado”. Não, pera. Um estudo recente feito por Evan Carr, pesquisador do departamento de psicologia da University of California, em San Diego, revela que sorrir de volta para uma pessoa é reflexo de status social e submissão.

O pesquisador reuniu 55 voluntários que precisaram escrever diferentes momentos das suas vidas (sejam agradáveis, ou ruins). Feito isso, as cobaias assistiram a diversos vídeos que incitavam a alegria, ou tristeza.

Enquanto os participantes assistiam aos vídeos, uma equipe selecionava as respostas de dois músculos dos voluntários que indicavam o riso, ou choro. Deste modo, o pesquisador viu que as pessoas que se sentiam superiores às outras, reprimiram o instinto de copiar os demais, enquanto aqueles que se viam inferiores tenderam a imitar os indivíduos, indicando a submissão.

Copiar as ações de terceiros é uma condição social. De acordo com o pesquisador, copiar as ações de outras pessoas é como um mecanismo de defesa, aprendizado e comunicação entre os seres humanos. A partir desta conclusão, o estudioso buscou saber como esse instinto reflete nas expressões faciais.